sábado, 28 de abril de 2007

Estranha leveza

Hoje acordei leve como uma folha em branco. Em branco porque não havia nem o peso das palavras (que geralmente pesam muito).

Estranha leveza para quem, na noite anterior, estava angustiado por assuntos pendentes, sufocado por demandas crescentes e aflito por soluções urgentes.

Como explicar tamanha tranquilidade de quem está comprimido pela pressão intrinsicamente diluída no cotidiano?

Provavelmente porque pertubações individuais e sociais se resolveram como a noite se resolve em dia. Mas não!!! Geralmente, as equações da vida não se resolvem instantaneamente, mas em um processo gradativo de investimentos, renúncias, decisões e esperas.

Então, a referida paz de espírito seria uma ilusão? Uma simulação mental que gera fuga da realidade?

A realidade é que as situações adversas e incertas permanecem, mas não mais produzem apreensão. Isso porque confio no zelo de Deus por minha vida. É como saber que acima das nuvens escuras o sol continua radiante, que após a tempestade, sempre vem a bonança.

Mas não seria melhor se não houvesse tempestade? Não evitaria tormenta? Porém, esquecemos que a chuva tem que regar a terra e encher os reservatórios e que a fúria do mar aprimora as habilidades dos navegadores.

Nós também temos que crescer. Quem não quer dar orgulho aos pais? Quem não quer ser um amigo agradável e divertido; um irmão compreensivo e motivador; um membro edificante da igreja; um porto seguro e carinhoso para a namorada; um eficiente e próspero trabalhador?????

Podemos ser, apesar da fragilidade financeira, do descompasso nas relacionamentos, da ociosidade ou sobrecarga, se soubermos que o processo é gradativo e requer sábios investimentos, renúncias, decisões, esforços e esperas.

Assim, devemos tomar o remo nas mãos, encarar cada problema (sem fugir) com mansidão e sabedoria, da forma com que a vida nos possibilita.

Possibilidades, caminhos e soluções não surgem juntos com o amanhecer. Mas há um renovo que nos dá percepção, forças, e iniciativa para agir. Esse renovo sim...(e não é mero descanso físico e mental)nasce em nós sempre que a manhã anuncia o novo dia.

Como é bom e real saber que acima das incertezas circunstanciais, o sol continua radiante e virá com a bonança. Saber disso deixa a vida leve e essa estranha leveza passa a ser comum a quem sabe em quem está sua confiança.

2 comentários:

Unknown disse...

grande Thiago... muito bom ler seu post. saudades kra. vê se aparece aqui qqr dia. Abraçao irmão

Unknown disse...

nao deixe de postar thiagao.. vc tem o dom de contar estórias, pode fazer isso no blog tb. Deus te abençoe muito irmão.. Daniel