quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Espera(nça)


Esperar é tarefa difícil! Digo tarefa porque é uma atitude ativa, que requer zelo; não é passiva e inerte.

Esperamos nossa vez na fila; esperamos uma resposta; esperamos concretizar nossos projetos; esperamos por um emprego; esperamos a visita de um amigo; esperamos a hora de encontrar a namorada; esperamos um ente querido. Isso tudo exige atenção e dedicação ao que esperamos.

Às vezes, a espera não compensa e desistimos. Porém, uma espera pode ser tão almejada que se transforma em verdadeira esperança, que norteia nossa vida.

Assim, o modo como esperamos influencia e revela nosso caráter. No tempo de espera (ô tempo difícil), podemos nos tornar impacientes e nervosos. Ou podemos ser pacientes, tranqüilos e até amorosos se, realmente, almejarmos e confiarmos no que se espera.

Portanto, é um tempo igualmente importante, porque nos forma o caráter e revela nossa motivação. Devemos saber o que e porque estamos esperando. Nossos pensamentos, atitudes e orações, na época de espera, são muito decisivos.

Por isso, devemos aproveitar o tempo de espera! Podemos crescer muito nesse tempo e, principalmente, podemos provar o que esperamos. Provar no sentido de verificar se vale a pena e, também, no sentido de se alegrar quando percebermos que temos uma esperança - por exemplo, se provarmos um doce que nunca comemos, primeiro sentimos o gosto, depois, se for realmente gostoso, nos satisfazemos nessa degustação.

E como é triste viver sem esperança, esperando apenas a ordem cronológica da vida. Como é frustrante ter uma esperança passageira, ou que não satisfaz.

Penso em muitos jovens, meus amigos, colegas e conhecidos, que depositam sua esperança na "balada". Querem aproveitar ao máximo a "night" e afirmam que esses são os melhores momentos da vida. Mas, no fundo, sabem que a festa acaba, e logo vão precisar de outra festa e de mais cerveja pra se divertir. E quando a música acaba e as pessoas vão embora, nem o sol do dia seguinte consegue aquecer o coração gelado de quem tem uma alegria passageira. É verdade, que sempre terá outra festa e sempre terá mais diversão (ou não), e assim, as pessoas vão enganando a si mesmas, porque não sabem ou não conseguem reconhecer que são insatisfeitas, e vão dependendo de alegrias passageiras pra viver, trocando-as por outras mais fugazes ainda. Diversão é muito importante (enquanto vivida com responsabilidade), mas não pode ser nossa única esperança.

Lembro-me da história de um senhor, já idoso, que guardava uma grande esperança. Esperava ver, ainda em vida, aquele que viria para salvar o povo judeu. Deus havia prometido o Salvador. Deus também havia dito a esse senhor, chamado Simeão, "que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor". E não é que um dia, enquanto Simeão estava no templo, chegam José e Maria para apresentarem seu filho, recém-nascido, como era o costume? E Simeão estava lá, atento e dedicado em sua esperança. Tento imaginar a alegria desse homem. Seus olhos viam o que Deus havia prometido. Durante muito tempo (provavelmente a maior parte da sua vida), Simeão sabia que valia a pena esperar e morreu certo disso. E, como sabemos, aquele menino, chamado Jesus, veio a se tornar a Salvador do mundo, o "Cristo do Senhor". (Leia evangelho segundo Lucas 2: 22 a 35)

Não há palavra melhor para definir a vida cristã do que "esperança". Na caminhada cristã, pode-se provar o que se espera, no sentido de ver se vale a pena e no sentido de desfrutar de uma alegria eterna, totalmente confiável e que satisfaz plenamente.

O cristão espera ser igual a Cristo. Espera o dia em que Cristo voltará para buscar aqueles que nEle creram. Muitas pessoas no mundo não sabem disso, não conhecem nossa esperança. Até alguns "cristãos" se esquecem de sua verdadeira esperança.

A esperança produz preparação, paciência, força, confiança e alegria. Isso é mais do que suficiente para suportarmos as dificuldades e tribulações desta vida.

Realmente, a caminhada cristã revela mais sofrimento do que triunfo. Mas o cristão tem sua esperança viva e o tempo de espera terminará, no momento certo, quando estivermos preparados. Cristo virá dos céus, com toda a glória dAquele que prometeu e que não nos deixará esperar em vão. Não tardará - porque se julgamos demorar, isso ocorre pela misericórdia de Deus, que deseja que mais pessoas cheguem ao arrependimento e obtenham a grande e viva esperança em Cristo. Temos que estar prontos para responder a todos qual é a razão da esperança que temos.

Por mais absurdo que pareça. Por mais que a gente não veja. Ninguém espera o que vê. Esperamos o que não vemos. Mas chegará o dia, porque quem prometeu é fiel. Ninguém espera o que sabe que não vai chegar. O cristão espera porque sabe que Cristo virá e não tardará.

Poucos querem esperar em Deus a volta de Cristo. O mundo prefere apoiar-se em alegrias passageiras ou em algo mais científico do que a fé em Cristo. Somos livres para escolher qual é a nossa esperança.

Podemos esperar por Cristo. Podemos desistir no meio do caminho, ou podemos esperar até o fim. Ele virá buscar os que estiverem esperando. Que doce esperança!

Nenhum comentário: